com lutas e dificuldades, mas cá estamos nós, eu aqui escrevendo, e você
do outro lado lendo! Respirando, falando, andando, ouvindo,
cantando, digitando, etc... Tudo é motivo de Agradecer ao nosso pai
Eterno, pois muitas bênçãos recebemos todos os dias. Hoje escrevo para
desabafar um pouco com cada um que ler esta postagem. Tenho me dedicado
a falar sobre inclusão, pois afinal, eu vivo a mesma todos os dias da
minha vida em todos os sentidos. Especialmente Essa semana, tenho me
dedicado para tentar ajudar a minha namorada Luana, que Com a Graça de
Deus amanhã terminará sua pós graduação. Na verdade, queria poder fazer
mais, mas infelizmente as barreiras da inclusão são muitas, e os
caminhos ainda são estreitos para que possamos alcansar uma igualdade
social, e assim enfrentar o mínimo de problemas possíveis, tendo em
vista que vai demorar muito para que possamos ter uma escolaridade
melhor para nós cegos. eu falo isso por quê? Você já se imaginou com os
olhos fechados durante meio periodo do dia em uma sala de aula? Pois é.
Desde os meus 15 anos, tenho enfrentado e passado por tudo isso, e em
alguns casos, já fiquei na escola o dia inteiro. Para melhor
entendimento, eu sou cego de nascença, mas comecei a estudar a partir da
idade que falei acima, quando Saí da minha cidade para o Rio de Janeiro
em busca de oportunidades melhores para a minha vida. Para quem leu a
postagem anterior e baixou o arquivo
Trabalho de Inclusão na escola,
explico em detalhes como tem sido minha vida no ensino regular desde que comecei a estudar.
Mas apesar de ser um bom aluno e ter uma certa facilidade para assimilar
o conteúdo em uma turma normal, digo a vocês que não é fácil não. Se não
houver um grande esforço por parte de cada aluno cego que queira
conseguir seus objetivos, a tarefa se torna mais complicada, Pois não
temos professores preparados para nos ensinar, mas o mesmo desempenho
que é exigido para o aluno que enxerga, também é cobrado da gente do
mesmo jeito. Concordo plenamente que seja assim, porque se estamos
incluídos em um ambiente escolar, não tem que haver diferença só pelo
fato de não vermos, caso contrário, estaria em contradição com os
princípios que devemos ser visto por todos igualmente em nossa
sociedade. O que não acho justo, é um deficiente visual ser colocado em
uma escola, onde nem o estado, prefeitura, secretaria, e todos os órgãos
responsáveis pela educação, não dão condições nem uma para que ele possa
atingir seu potencial em conjunto com a turma. Agora imagine você como
professor, em uma classe com 40 alunos. Dentre estes, um é deficiente
visual. E agora? Não vou me alongar nos detalhes que isso vem acarretar,
pois meu relato se tornaria grande e cansativo para uma postagem só. Mas
o que quero dizer, é que em alguns exemplos de matérias como: Biologia,
Português, Geografia, História, e até mesmo Inglês, fica mais fácil de
contornar a situação, pois é mais na base do "Sabe ou não sabe". O
professor pergunta, você responde. E em Matemática, física, química, que envolve cálculos, como é que fica?
Não pense que o professor vai fazer a prova, nem resolver os exercícios
do aluno e atribuir uma nota máxima, que não vai mesmo! Aí já é na base
do "Se vira", "Calma aí, vamos ver o que podemos fazer para te ajudar!".
A partir daí, a figura já começa a mudar de lado. O aluno quer aprender,
mas o professor não está capacitado para explicar de uma forma que haja
um entendimento satisfatório por parte do aluno, mesmo mínimo que seja.
Sem falar que na medida que o nível de escolaridade vai aumentando, as
dificuldades começam a crescer também. Chega um determinado momento, que
o aluno já não sabe o que fazer. Até o primeiro ano do ensino médio,
consegui driblar as barreiras dos cálculos tranquilamente. Mas agora no
segundo, Tenho pedido muita força a Deus, porque cada dia que passa, eu
me sinto mais perdido dentro da escola. E a culpa não é do professor,
pelo contrário, muitos fazem de tudo para tentar ajudar, deixando de
resolver alguma coisa pessoal ou com a turma, para atender a gente de
uma forma mais confortável. Estamos no segundo semestre, e já já,
chegaremos em Dezembro. aí você me pergunta: E aí Marcio, vai passar de
série? Eu te digo: Não sei. Você: Mas por quê? eu: Do jeito que vai, tá
complicado. Mas vou me esforçar, vamos ver no que vai dá. Parece
engraçado, mas não é. Em Matemática, desde o início do ano, estou
estudando matrizes. Mas afinal, o que é uma matriz? sinceramente eu não
sei. eu acho que parece com uma planilha, pois temos coluna ao lado de
coluna, e linha em baixo de linha. Vejamos abaixo, peço desculpas se não
consegui fazer certo, exemplificando uma matriz de ordem 3.
A=
1, 2, 3
5, 7, 9
4, 6, 8
Se for fazer uma comparação com uma planilha, o que não vai mudar é a
letra. ficaria quase assim:
A1 1. Primeira linha, primeira coluna. A 2 1, segunda coluna. A 3 1,
terceira coluna. Note que Só citei a primeira linha uma vez, pois as
colunas estão na mesma, não havendo necessidade de repetir a palavra
"linha". Para encurtar a explicação, temos a seguir, a segunda linha, e
as 3 colunas, abaixo temos a terceira linha, e as outras 3 colunas. No
caso da planilha, seria A, b, C. Mas como estamos falando de matrizes,
ficamos só com a letra "a" para representar todas estas linhas e
colunas. O assunto que estamos estudando no momento, é Determinante de
ordem n, uma coisa assim. no caso o tamanho da matriz aumentou. Agora
é 4x4, 4 linhas e 4 colunas em cada linha. A partir daí, temos que
observar as linhas que tem o número maior de 0, escolher uma, cortar a
mesma, e cortar a primeira coluna. Até aí, é fácil. agora como achar o
determinante de cada matriz a ser formada? Eu sei que tem como fazer, e
acredito na minha capacidade. Mas para eu que não vejo e para um
professor que não sabe me explicar de uma forma compreensível por culpa
do estado, Já não sei o que devo fazer. É contar com a boa vontade dos
alunos para me ajudar quando alguém puder, POis no começo todo mundo é
bem vindo, todos ajudam... Mas depois que "se acostumam", a pessoa tem
que se virar mesmo. Isso não é só comigo que sou cego, mas com todo
mundo acontece igualmente. Peço que se alguém conhecer algum professor
ou aluno que estudou essa matéria com alguma pessoa cega, por favor
suplico ajuda. As coisas estão se complicando e eu estou desesperado! Me
desculpem por desabafar de forma cansativa e longa de mais. Obrigado a
você que até aqui me acompanhou!
Deus abençoe sempre!
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